Páginas

quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

 


          Conceitos dos serviços de contêiners da AWS

 


Os contêineres são um componente essencial do desenvolvimento moderno de aplicações. Eles se tornaram uma forma padrão de organizar recursos computacionais e gerenciar o conteúdo das implantações de aplicações.

Os contêineres fornecem um ambiente computacional discreto e reproduzível. Eles também oferecem uma maneira de simplificar o gerenciamento de pacotes e dependências. Desde a orquestração de grandes propriedades com vários clusters até aplicações Web, ou até mesmo testar seu trabalho e realizar uma prova de conceito em seu laptop, elas são uma ótima maneira de começar e criar software para implantação na nuvem.
 
Os contêineres se tornaram um padrão de fato para empacotar código, configurações e dependências de aplicações em um único artefato, porque podem ser implantados de forma consistente em vários ambientes.

Contêineres são uma peça fundamental de qualquer estratégia de desenvolvimento de aplicações modernas. Para fornecer algum contexto para os serviços da AWS relacionados a contêineres, a imagem acima mostra as opções de contêineres da AWS disponíveis por camada
 
 
 

Capacidade 

A capacidade se refere à computação subjacente na qual você implantará o contêiner, junto com os requisitos de unidade de processamento central (CPU) e memória. A capacidade é a infraestrutura na qual o contêiner será executado. Há duas opções de capacidade para os contêineres na AWS:

O Amazon Elastic Compute Cloud (AmazonEC2) permite que você execute seus contêineres nas máquinas virtuais que você gerencia.

O AWS Fargate é um mecanismo de computação para contêineres com tecnologia sem servidor que permite executar contêineres sem que seja necessário gerenciar a infraestrutura subjacente. Com o Fargate, é possível iniciar e escalar contêineres sem se preocupar com as instâncias subjacentes do EC2.

 

Orquestração

Não é incomum para uma organização administrar não só alguns, mas milhares de contêineres. Gerenciar um ambiente tão complexo é desafiador. Os serviços de orquestração ajudam a facilitar a implantação e o gerenciamento dessas aplicações. A AWS oferece três serviços de orquestração:  

O Amazon Elastic Container Service (Amazon ECS) é um serviço de orquestração de contêineres totalmente gerenciado e é ideal para organizações que desejam uma maneira simples e econômica de implantar e gerenciar aplicações em contêineres.

O Amazon Elastic Kubernetes Service (Amazon EKS) é um serviço de Kubernetes totalmente gerenciado que permite executar e gerenciar clusters do Kubernetes na AWS.

O Serviço Red Hat OpenShift na AWS (ROSA) é um serviço totalmente gerenciado do OpenShift que permite executar e gerenciar clusters do OpenShift na AWS. Ele é uma boa opção para clientes que já executam o OpenShift on-premises.

 

Provisionamento

O provisionamento fornece uma interface para a camada de serviços de orquestração. Cada orquestrador apresenta suas próprias complexidades. Os serviços de provisionamento ocultam essa complexidade e ajudam a facilitar o consumo do serviço. Nesta categoria, os serviços da AWS incluem:

 O AWS App Runner é um serviço totalmente gerenciado que cria automaticamente imagens de contêineres com base no código-fonte, implanta os contêineres em uma infraestrutura totalmente gerenciada e os escala com base na demanda.

O AWS Elastic Beanstalk é um serviço totalmente gerenciado que facilita a implantação, o gerenciamento e a escalabilidade de aplicações Web. O Elastic Beanstalk também oferece suporte a contêineres e fornece uma plataforma totalmente gerenciada para implantação e escalabilidade de aplicações em contêineres.

O Amazon Lightsail é uma forma simples e econômica de iniciar e gerenciar servidores virtuais privados, mas também oferece suporte a contêineres, permitindo criar e implantar aplicações em contêineres usando instâncias do Lightsail.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário