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sexta-feira, 1 de novembro de 2024

 

                                      

      Tipos de instâncias do Amazon Elastic Compute Cloud (EC2)

 


 

 O EC2 nos fornece uma infraestrutura escalável na qual podemos configurar o sistema operacional, armazenamento, memória, CPU, entre outros, e, em cima dela, rodar diversas aplicações, devido a isso, a escolha do tipo certo de instância é importante para economizar custos e, em alguns casos, a confiabilidade da infraestrutura e suas aplicações, agora veremos em quais situações essas instâncias fazem sentido em serem utilizadas

 

Instâncias on demand

Nesse tipo de instância, você paga pelo o que usar e não toma compromissos de prazo - é possível escolher iniciar, pausar ou encerrar uma instância há qualquer momento. Os custos são fixos e cobrados a cada segundo de uso. Vale destacar também que o custo só é aplicado quando a instância estiver no estado running. Uma instância pausada ou encerrada não gera custos.

Esse tipo de instância é bom para aplicações de curto prazo e que tem um comportamento irregular. É uma boa escolha para estudos. O maior lado negativo é que esse tipo de instância é o que apresenta o maior custo

 

Instâncias reservadas

Esse tipo de instância é reservada por um período mínimo de 1 ano e como você paga pelo período, o custo é aplicado independente da instância ser usada ou não. Você pode ter uma instância reservada simples, convertível ou agendada. A diferença é que na simples, sua configuração de infraestrutura não muda, mas na convertível você tem a flexibilidade de poder trocar uma instância que é otimizada para processamento por uma que tenha mais memória, por exemplo; Já na agendada, ela executa sempre no horário definido por agendamento.

Uma boa analogia: o on demand é o Uber, você paga sempre que faz uma viagem e a instância reservada é o aluguel de um carro. Você paga pelo período alugado, independente do carro estar sendo utilizado para uma viagem ou não. É convertível se você pode trocar os modelos de carro durante o aluguel.

Essa instância é ideal para situações onde sabemos que haverá um uso de longo prazo, como banco de dados. E uma vantagem é que ela economiza até 75% em relação ao on demand

 

Instâncias spot

As instâncias spot são instâncias não usadas e que estão disponíveis. Seu preço é definido por oferta e demanda, então funciona parecido com um leilão. Você define um preço máximo que quer pagar e enquanto o “preço de mercado” estiver abaixo, você mantém a instância. E o que acontece se o preço de mercado ultrapassar o preço que nós escolhemos? A gente perde a instância. Em uma janela de 2 minutos, temos que escolher se vamos pausar a instância (para usar num futuro quando o preço abaixar, por exemplo), ou encerrá-la.

Esse tipo de instância pode economizar até 90% do preço on demand e é a escolha ideal para cenários não críticos ou resilientes a falha, como processamento batch, processamento de imagem, análise de dados e data science.

 

Instâncias dedicadas

Nessas instâncias, o hardware por trás da instância é exclusivo. Nenhum outro cliente da AWS o compartilhará. É uma boa escolha para empresas em setores com necessidades regulatórias fortes, que precisam ter um hardware apartado.

 

Host dedicado

Nesse caso, todo o servidor físico é reservado por 3 anos. Podemos escolher a localização dele e temos acesso a alguns atributos do hardware como o core e os sockets. Isso é útil para ativar licenças de softwares que são atrelados ao hardware e, portanto, o ideal é quando trabalhamos com o modelo BYOL - Bring Your License.

E, assim como no caso instância dedicada, também é uma boa escolha para empresas em setores com necessidades regulatórias fortes. O custo é elevado - o mesmo do on demand.

 

 

 

 

 

                         Características dos planos de suporte da AWS

 


 

AWS Support oferece cinco planos de suporte:

Basic

Desenvolvedor

Business

Enterprise On-Ramp

Enterprise
 

O plano Básico é gratuito e oferece suporte para dúvidas sobre contas e faturamento e aumentos de cotas de serviços. Os outros planos oferecem vários casos de suporte técnico com preços pay-by-the mensais e sem contratos de longo prazo.

Todos os AWS clientes têm acesso automático 24 horas por dia, 7 dias por semana, a esses recursos do Basic Support:

 
  • One-on-one respostas a perguntas sobre contas e faturamento

  • Fóruns de suporte

  • Verificações de integridade de serviços

  • Documentação, whitepapers e guias sobre práticas recomendadas

Os clientes com um plano de suporte Desenvolvedor têm acesso a estes recursos adicionais:

Recomendado se você estiver experimentando ou testando a AWS

  • Orientação sobre as melhores práticas

  • Ferramentas de diagnóstico do lado do cliente

  • Suporte de arquitetura básica: orientação sobre como usar AWS produtos, recursos e serviços juntos

  • Oferece suporte a um número ilimitado de casos de suporte que podem ser abertos por qualquer usuário com permissões.

Além disso, os clientes com um plano de suporte Business, Enterprise On-Ramp ou Enterprise têm acesso a estes recursos:

Nível mínimo recomendado para quem tem workloads de produção na AWS.

  • Orientação de caso de uso — quais AWS produtos, recursos e serviços usar para melhor atender às suas necessidades específicas.

  • AWS Trusted Advisor— Um recurso do AWS Support, que inspeciona os ambientes dos clientes e identifica oportunidades de economizar dinheiro, fechar lacunas de segurança e melhorar a confiabilidade e o desempenho do sistema. Você pode acessar todos os Trusted Advisor cheques.

  • O AWS Support API para interagir com o Support Center Trusted Advisor e. Você pode usar o AWS Support API para automatizar o gerenciamento e as Trusted Advisor operações de casos de suporte.

  • Suporte de software de terceiros — Ajuda com os sistemas operacionais e a configuração da instância Amazon Elastic Compute Cloud (AmazonEC2). Além disso, ajude com o desempenho dos componentes de software de terceiros mais populares do AWS. O suporte a software de terceiros não está disponível para clientes dos planos de suporte Basic ou Developer.

  • Oferece suporte a um número ilimitado de AWS Identity and Access Management (IAM) usuários que podem abrir casos de suporte técnico.

Além disso, os clientes com um plano de suporte Enterprise On-Ramp ou Enterprise têm acesso a estes recursos:

 Enterprise On-Ramp e Enterprise são recomendados para quem tem workloads essenciais à produção ou aos negócios na AWS

  • Orientação sobre arquitetura de aplicação - Orientações consultivas sobre como os serviços operam em conjunto para atender a casos de uso, workloads ou aplicações específicos.

  • Gerenciamento de eventos de infraestrutura- Engajamento de curto prazo com o AWS Support para obter uma compreensão profunda do caso de uso. Após a análise, forneça orientações sobre arquitetura e escalabilidade para um evento.

  • Gerente técnico de contas — trabalhe com um gerente técnico de contas (TAM) para seus casos de uso e aplicativos específicos.

  • Roteamento de casos "white-glove"

  • Análises empresariais de gerenciamento.