Páginas

quinta-feira, 31 de outubro de 2019




EUA quer proibir suas empresas de telecom de usarem equipamento da Huawei e ZTE

Novas regras da FCC podem fazer companhias removerem até o que já foi instalado







FCC, o órgão regulatório de telecomunicações dos EUA (como a Anatel deles), decidiu apertar o cerco contra companhias chinesas participando do estabelecimento de infraestrutura na terra do Tio Sam. A Comissão decidiu mover duas propostas que vão proibir as empresas de telecom do país a negociarem com Huawei ZTE, tanto na aquisição de novos equipamentos, bem como no banimento de equipamentos já instalados.
A proposta de regulação vem em duas partes. A primeira proíbe empresas de usarem subsídios recebidos do governo para comprar equipamentos vindos das empresas chinesas. Esses subsídios são oferecidos para incentivar as empresas de telecom a oferecerem serviço para regiões mais remotas e residências de baixo orçamento.
A segunda parte da proposta é pela remoção de equipamentos banidos que possam já estar instalados. Em troca, as empresas entrariam num programa de reembolso pelo governo para ajudar na transição. 
E o motivo para isso tudo seria o mesmo de sempre, de que essas companhias estariam oferecendo um risco contra a segurança nacional, segundo a FCC.
"Nós precisamos nos assegurar que nossas redes não vão prejudicar nossa segurança nacional, ameaçar nossa segurança econômica ou sabotar nossos valores. O governo chinês mostrou repetidas vezes que está disposto a chegar em níveis extraordinários para fazer justamente isso."
Ajit Pai, diretor da FCC
O movimento para diminuir o avanço do alcance de tecnologias chinesas já acontece há um bom tempo, e vem acompanhado da guerra fiscal que os EUA vêm travando contra a China. Isso levantou críticas contra as medidas, afirmando que elas poderiam estar vindo de um protecionismo comercial, não de uma real preocupação contra a segurança nacional.


As autoridades, no entanto, têm sustentado que suas medidas vêm de uma preocupação de ter empresas sujeitas à lei chinesa operando tecnologias sensíveis em território norte-americano. Elas alegam que tanto Huawei como ZTE poderiam ser intimadas secretamente pelo governo chinês a entregar informações privadas e pessoais para eles.
As novas propostas da FCC devem ser votadas em 19 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário