Páginas

sexta-feira, 22 de novembro de 2024

 

                 Características Amazon EFS e Amazon FSx 

 


Amazon EFS

O Amazon Elastic File System (EFS) é um sistema de arquivos NFS totalmente gerenciado e escalável que pode ser montado em instâncias Linux e Mac EC2 e em recursos de computação locais.

O EFS oferece armazenamento elástico/escalável, alcançando petabytes de dados sem interromper os aplicativos. O serviço funciona com milhares de instâncias do Amazon EC2 com baixas latências consistentes. É por isso que muitas empresas o utilizam para transferir seus aplicativos diretamente para a nuvem.

A Amazon oferece duas classes padrão de armazenamento de sistema de arquivos no EFS: classe de armazenamento de acesso padrão e de acesso infrequente (EFS Standard-IA).

A última opção reduz o custo para apenas US$ 0,025/GB-mês. E como 80% das cargas de trabalho típicas são acessadas com pouca frequência, isso resulta em enormes economias.

Ele também oferece duas classes de armazenamento de uma zona, One Zone e One Zone Infrequent Access. 

 

Amazon FSx

O Amazon FSx oferece um serviço abrangente de armazenamento de arquivos gerenciados, adaptado às necessidades dos clientes da AWS. Baseado na base do Windows Server, o FSx oferece compatibilidade com uma ampla variedade de plataformas Windows Server, garantindo integração e desempenho perfeitos.

O serviço oferece duas soluções distintas para atender às diferentes necessidades de negócios:
 
Amazon FSx for Windows File Server: esse serviço foi projetado para fornecer armazenamento robusto de arquivos para aplicativos empresariais. Ele oferece a familiaridade dos serviços Windows Server Message Block (SMB), permitindo que os usuários acessem arquivos perfeitamente de várias plataformas, como Windows, macOS ou Linux. Essa acessibilidade pode ser proveniente de sistemas internos ou de ambientes virtualizados da AWS.
Amazon FSx for Lustre: voltada para cargas de trabalho de computação de alto desempenho, esta solução otimiza o armazenamento compartilhado para processamento rápido.

A integração com o Microsoft Active Directory garante que as empresas possam gerenciar facilmente grupos de usuários e acessos. A segurança é uma prioridade máxima, com o FSx oferecendo criptografia ponta a ponta em trânsito e em repouso. Além disso, os usuários se beneficiam de backups totalmente gerenciados, garantindo integridade e disponibilidade dos dados.

Outro serviço inovador da família FSx é o AWS FSx File Gateway. Esse serviço de armazenamento híbrido facilita o acesso a compartilhamentos de arquivos totalmente gerenciados no FSx for Windows File Server por meio de SMB local ou diretamente de aplicativos de negócios.

Para empresas familiarizadas com o sistema operacional de armazenamento ONTAP, o AWS FSx for ONTAP apresenta um ambiente amigável. Este serviço permite que os usuários aproveitem recursos ONTAP como SnapMirror, SnapRestore, SnapVault e até mesmo integração com Active Directory. Notavelmente, a escalabilidade deste serviço garante que a capacidade de armazenamento possa ser ajustada para cima ou para baixo sem a necessidade de novo provisionamento de hardware. 
 
 
EFS x FSx: uso e casos de uso
 
EFS e FSx para Windows podem ser usados ​​com aplicativos baseados em arquivo. No entanto, os cenários específicos para cada um diferem principalmente no quanto os aplicativos dependem de recursos nativos do Windows, em vez de serem capazes de operar com um sistema de arquivos de rede genérico e independente do sistema operacional. Aqueles que exigem recursos específicos do Windows terão melhor desempenho com o FSx. . As categorias de aplicação típicas para FSx incluem:
 
Diretórios iniciais para desktops Windows. Consulte este blog da AWS para obter detalhes sobre como usar o FSx for Windows com o serviço de infraestrutura de desktop virtual Amazon WorkSpaces.
 
Aplicativos de linha de negócios do Windows.
 
Servidores Web e sistemas de gerenciamento de conteúdo desenvolvidos em Windows e profundamente integrados ao ecossistema Windows Server.
 
Ambientes de desenvolvimento de aplicativos do Windows, especialmente Visual Studio.
 
Fluxos de trabalho de mídia.
 
Análise de dados do Windows, como Power BI, plataforma de dados SQL Server, Sisense ou outros aplicativos de terceiros.
 
 
Conclusão:

Você pode usar EFS e FSx de forma intercambiável para a maioria dos aplicativos que oferecem suporte a compartilhamentos de arquivos em rede. Mas o EFS é melhor para aplicativos projetados para ambientes heterogêneos e para aqueles executados em sistemas Linux.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário