Diferenças entre AWS Global Accelerator e Amazon CloudFront
Nos dias de hoje, o desempenho da velocidade do seu site é um fator importante quando se trata da experiência do usuário. É amplamente recomendado que os sites tenham um tempo médio de carregamento de 3 segundos, pois os usuários tendem a abandonar o site se uma página demorar mais de 3 segundos para carregar. De acordo com a Amazon, apenas 100 milissegundos de tempo de carregamento extra custam 1% nas vendas. Na verdade, cada segundo conta no nosso mundo digital acelerado.
Amazon Web Services sempre foi líder global em computação em nuvem com sua velocidade, desempenho e confiabilidade. Com sua variedade de serviços, a AWS nos oferece inúmeras soluções que podemos aproveitar para melhorar nossos negócios.
Vamos ver asdiferenças entre Amazon CloudFront e AWS Global Accelerator. O denominador comum desses dois serviços é que utilizam Edge Locations e são data centers com o objetivo principal de reduzir a latência. Existem atualmente mais de 200 Edge Locations no mundo que estão estrategicamente situados nas principais cidades.
AWS CloudFront
Para colocar isso em perspectiva, digamos que você tenha um site de streaming com milhares de vídeos em seu repositório. É ineficiente fornecer esses vídeos exclusivamente sempre que um usuário os solicita, pois isso levará a altos requisitos de largura de banda e alta utilização de CPU/memória/disco, o que, por sua vez, resulta em tempos de inatividade frequentes, buffer de vídeo interminável e usuários irritados que estão tentando carregue seus programas favoritos. Acelerar o site é tão simples quanto descarregar vídeos, miniaturas e quaisquer ativos estáticos do seu servidor para o Amazon S3 e usar o CloudFront para servir e armazenar em cache esses ativos.
Acelere a entrega de conteúdo dinâmico e APIs: otimize a entrega dinâmica de conteúdo da Web com a infraestrutura de rede global da AWS desenvolvida especificamente e rica em recursos, com suporte para terminação de borda e WebSockets.
Transmita vídeo ao vivo e sob demanda: inicie transmissões rapidamente, reproduza-as com consistência e forneça vídeo de alta qualidade para qualquer dispositivo com integração do AWS Media Service e do AWS Elemental.
Distribua patches e atualizações: dimensione automaticamente para fornecer software, patches de jogos e atualizações de IoT over-the-air (OTA) em grande escala com altas taxas de transferência.
Domínios personalizados e SSL: suporta nomes de domínio personalizados e certificados SSL/TLS.
Redução de custos: corte custos com solicitações consolidadas, opções de preços personalizáveis e zero taxas para transferência de dados de origens da AWS.
Por exemplo, você tem um aplicativo bancário espalhado por várias regiões da AWS e a baixa latência é obrigatória. O Global Accelerator encaminhará o usuário para o edge location mais próximo e depois o encaminhará para o endpoint regional mais próximo onde seus aplicativos estão hospedados.
Aceleração de API: Acelere as cargas de trabalho de API em até 60%, aproveitando a terminação TCP na borda.
IP estático global: simplifique a lista de permissões em casos de uso de firewall corporativo e IoT.
Cargas de trabalho de mídia e jogos de baixa latência: use roteamento personalizado para rotear de forma determinística o tráfego para uma frota de instâncias do EC2.
Endereços IP estáticos: fornece IPs Anycast estáticos que roteiam solicitações de usuários para o endpoint ideal da AWS com base em políticas de integridade, geografia e roteamento.
Failover de região: permite failover automático para a segunda melhor região da AWS sem alterar os registros DNS, fornecendo assim aplicativos de alta disponibilidade (HA).
Casos de uso não HTTP: adequado para tráfego TCP/UDP bruto, portanto funciona bem para aplicativos que não sejam da Web, como jogos, VOIP e IoT.
Compatibilidade com endpoints da AWS: pode rotear o tráfego para vários tipos de endpoints da AWS, como instâncias EC2, Elastic Load Balancers (ELBs) e até serviços como RDS.
Proteção contra ataques DDoS: pode proteger seus aplicativos contra ataques DDoS mais próximos da origem.
Principais diferenças
Camada de Operação: O Global Accelerator trabalha na Camada de Rede (Camada 4) enquanto o CloudFront trabalha na Camada de Aplicação (Camada 7).
Tipos de tráfego: o Global Accelerator não está limitado ao tráfego HTTP/HTTPS e pode lidar com tráfego TCP/UDP genérico. O CloudFront é otimizado para HTTP/HTTPS.
Cache: o CloudFront possui amplos recursos de cache para otimizar a entrega de conteúdo da web, que o Global Accelerator não oferece.
Failover: o Global Accelerator pode redirecionar o tráfego para failover rápido entre regiões, enquanto o CloudFront é mais orientado para a distribuição de conteúdo da web a partir de um local primário com cache de borda.
Controle refinado: o CloudFront oferece controle mais refinado para cabeçalhos HTTP, redirecionamentos e outros recursos da Camada 7, incluindo a execução de funções Lambda em pontos de presença.
Recursos de segurança: o CloudFront possui recursos integrados como integração AWS WAF para segurança em nível de aplicativo, enquanto o Global Accelerator se concentra mais em disponibilidade e confiabilidade.
Preço: Com o Global Accelerator, é cobrada uma taxa fixa por hora para cada acelerador provisionado em sua conta (habilitado ou desabilitado) e uma cobrança incremental, além das taxas padrão de transferência de dados, para cada hora de tráfego no direção dominante que flui através do acelerador. Com o CloudFront, você não precisa pagar nenhuma taxa antecipada nem se comprometer com a quantidade de conteúdo que terá. Tal como acontece com os outros serviços da AWS, você paga conforme usa e paga apenas pelo que usa.
Ambos usam a rede global da AWS e seus pontos de presença em todo o mundo
Nenhum comentário:
Postar um comentário